Avançar para o conteúdo principal

Resposta a Cibernauta

Durante a semana que passou deixaram o seguinte comentário na Esphera da Qualend:

"chavalo como é ??????qunado não é possivél fazer o ensaio segundo a norma e(ou) procedimento; sem especificações para tal como é q tu ajes??????"

É interessante ter cibernautas a visitarem o meu blog e a ver que se interessam pelos Ensaios não Destrutivos.

Relativamente à pergunta, é necessário levar em consideração que o princípio dos ensaios já lá está e é só necessário verificar a adequação dos ensaios à aplicação em causa. Caso não existir literatura acerca de um ensaio específico, o que é manifestamente difícil de acontecer, entramos na área da investigação e desenvolvimento de procedimentos e/ou especificações de ensaio.

A base de qualquer investigação são os Códigos ou Normas de ensaios geral (ex.: ASME V), estes documentos descrevem as bases de funcionamento e técnicas gerais de ensaio.
Uma investigação tem, de forma resumida, as seguintes fases:

1. Recolha de informações acerca dos espécimes a ensaios, isto é, tipo de material, dimensões, processo de fabrico, historial dos equipamentos, tipos de falhas encontradas, etc.
2. Experimentação com o objectivo de aplicar diversos ensaios e técnicas de ensaio de forma a verificar a sua adequação e a resposta obtida. Esta fase poderá ser realizada em Laboratório e/ou em Oficina, em espécimes obtidos, preferencialmente, em condições reais. Aqui estabelecer-se-á Técnica Operatória a ser seguida, os Equipamentos e Materiais a serem utilizados.
3. Criação e/ou adequação de um Critério de Aceitação para o registo, avaliação e interpretação de resultados.
4. A última fase é a elaboração do Procedimento/Especificação de Ensaio com base nos pontos anteriores.

Finalmente, depois de desenvolvido o novo Procedimento ou Especificação de Ensaio, há que remete-lo à apreciação do Cliente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Votos de um 2019 Extraordinário! Algo que nos obriga a reflectir... NDT International / BINDT - The Forum discusses the revoking of  thousands of PCN certifications At the beginning of June 2017 BINDT (British Institute of Non-Destructive  Testing) published that they have uncovered a very widespread and systemic  breach of ethics and serious malpractice in the case of NDT International PTE  Ltd.. "It is not possible to discriminate between legitimate certificates and invalid certificates and so all  certificates will have to be withdrawn without exception", one can read in their official statement and  read further: "BINDT will allow candidates up to two months to retake the full initial examination before  their certification is formally withdrawn". The two month deadline was increased on 23 June to six months.  BINDT published a list of names of more than 3000 names of affected PCN certifications holders.  (PCN=Personnel Certification...

Decreto-Lei 90-2010

Boas ENDnautas de Portugal! A segunda metade de 2010 está a começar como deve ser. Verifica-se, a nível interno, uma inversão no mercado nacional da metalomecânica, que tem um influência directa no nosso. Adicionalmente, o lançamento do Decreto-Lei  90-2010 que substitui o 97/2000 vem impor alguma ordem no mercado nacional de Ensaios não Destrutivos. Este decreto refere-se à instalação, funcionamento, reparação e alteração de equipamentos sob pressão (equipamentos, tubagem e tie-ins). Como destaque vem a seguinte obrigatoriedade: Todos os ensaios não destrutivos realizados nos equipamentos, tubagem e tie-ins sujeitos à PED (Classe I, II e III) deverão ser executados por entidade acreditada pelo IPAC. Até agora apenas era obrigatória a qualificação EN 473 emitida por terceira parte reconhecida para o efeito, o que nem sempre acontecia (Muitos dos consagrados niveis 3 da praça portuguesa emitem certificados de qualificação sem valor algum, sem proceder...

Postura do Inspector e do Cliente perante a Radiografia Industrial

Hoje em dia, e cada vez mais, os ENDs representam a ferramenta principal dos departamentos de QA/QC das Empresas para garantir a qualidade de produto. Isto é, nada avança  e nada é aceite se não existir feedback satisfatório nos ensaios realizados. Isto é real. No entanto, o papel considerado mais importante, mesmo para o fabricante, é o Inspector. É fundamental manter esta personalidade satisfeita e ocupada...longe dos locais de fabrico...mais especificamente mantê-la entretida com os ensaios não destrutivos, mais especificamente com as radiografias... Já faço desta arte a minha forma de ganhar a vida à 10 anos e ultimamente tenho visto o número de "Críticos de Cinema" a aumentar exponencialmente enquanto que as pessoas que são e estão qualificadas e certificadas para a Interpretação Radiográfica são marginalizadas e por vezes classificadas de incompetentes. (A designação de Críticos de Cinema advém do facto de se chamarem filmes às películas radiográficas). O In...