Avançar para o conteúdo principal

UT vs RT

O ensaio por Ultra-sons é vocacionado para a detecção de defeitos planares, tais como faltas de fusão, fissuras e faltas de penetração. Sendo que a amplitude de resposta é máxima quando a orientação do defeito é favorável. A amplitude do eco reflectido pela indicação é máximo quando esta é perpendicular ao eixe do feixe de ultra-sons. As inclusões alongadas também são fácilmente detectadas. Por sua vez, os defeitos não planares (porosidades, inclusões, etc.) são de dificil detecção quando isolados. Apenas quando se apresentam em grande quantidade é que são facilmente detectáveis pois verifica-se uma elevada dispersão do eco bem como uma grande quantidade de pequenos ecos resultantes das reflexões.

O dimensionamento das indicações é feito através de técnicas estabelecidas em Códigos, Normas e Especificações. A sua avaliação é feita através da comparação da amplitude do eco reflectido pelas indicações com ecos de amplitude pré-estabelecida. Isto é, um operador pode detectar um eco proveniente de uma indicação durante o controlo de uma soldadura mas após uma análise cuidada pode decidir que, de acordo com os ecos utilizados de comparação, é aceitável. Podendo ficar apenas como uma indicação digna de registo.

A Radiografia Industrial é, por sua vez, ideal para detectar defeitos volumicos tais como inclusões de escória e porosidades. Também detecta com facilidade faltas de penetração. As faltas de fusão e as fissuras fazem-se depender da sua orientação, isto é, ao contrário dos ultra-sons a sensibilidade é máxima quando o defeito se apresenta paralelo ao eixo do feixe de energia. Visto defeitos do tipo falta de fusão e fissuras serem normalmente muito finos, se a sua orientação for perpendicular ao feixe de radiação é práticamente impossível de serem detectados.

O dimensionamento das indicações é feita com base em imagens bi-dimensionais de "corpos estranhos" tri-dimensionais presentes numa soldadura ou num material. A sua avaliação determinará a sua aceitabilidade ou não tendo por base um Código, uma Norma ou uma Especificação.

A formação da imagem radiográfica numa película depende das variações de densidade do material atravessado. Isto é, das variações da velocidade da radiação dentro do objecto. A constituição do material da indicação é mais ou mesos denso que o material do objecto. Por exemplo, no aço temos as inclusões de escória ou gasosas e tungsténio. Ora bem, quando uma indicação do tipo planar se apresenta numa situação desfavorável, a variação da velocidade no material é praticamente imperceptível na película.

Qualquer um destes ensaios devem ser complementados com um ensaio de superfície, Magnetoscopia ou Líquido Penetrantes, pois a Radiografia e os Ultra-sons denotam pouca apetência para detectar indicações finas localizadas na superfície.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ensaio por Partículas Magnéticas ou Magnetoscopia

É um ensaio não destrutivo utilizado para avaliar a conformidade de uma peça ou componente com um Critério de Aceitação de um Código, Norma ou Especificação definido. Resumindo, o seu objectivo é: Detecção e revelação da natureza das descontinuidades sem danificar o material; Separar materiais considerados aceitáveis dos inaceitáveis. Recorre-se à indução de campos magnéticos na peça ou componente a ensaiar e a partículas ferromagnéticas extremamente pequenas (através de meio seco ou húmido) para em conjunto detectar imperfeições superficiais e sub-superficiais (até 6mm de profundiddade). As peças ou componentes tem, obrigatoriamente, de ser permeáveis aos campos magnéticos. A Magnetoscopia ou Partículas Magnéticas utiliza as linhas de força com origem no campo magnético para movimentar as particulas que, sempre que no seu caminho encontram uma indicação (um campo de fuga), aglomeram-se me torno dela "desenhando" o seu formato na superfície sujeita ao campo magnético. Existe

Magnetoscopia vs Líquidos Penetrantes

Desde que a Qualend começou a laborar, tem havido um obstáculo díficil de ultrapassar com nossos Clientes, a preferência pelos Líquidos Penetrantes em detrimento da Magnetoscopia. Na realidade, a literatura da especialidade diz claramente que o ensaio por Líquidos Penetrantes tem uma sensibilidade elevada. No entanto, nunca estabelece uma comparação entre os dois métodos. Desde sempre, o Cliente quer ser bem servido pagando o menos possível. Podendo ser este um dos pontos que os leva a optar pelos Líquidos Penetrantes, em minha opinião mal. Posto isto, em termos comparativos temos: Ambos os ensaios exigem um conjunto de consumíveis. No caso dos Líquidos Penetrantes, temos o líquido penetrante, o revelador e o líquido de limpeza. A Magnetoscopia tem a laca de contraste, o líquido magnético e o líquido de limpeza. Os requisitos de limpeza são semelhantes, isto é, as superfícies a ensaiar deverão estar isentas de oxidação, óleos, gordura, salpicos de soldadura, marcas de maquinagem, sujid
Votos de um 2019 Extraordinário! Algo que nos obriga a reflectir... NDT International / BINDT - The Forum discusses the revoking of  thousands of PCN certifications At the beginning of June 2017 BINDT (British Institute of Non-Destructive  Testing) published that they have uncovered a very widespread and systemic  breach of ethics and serious malpractice in the case of NDT International PTE  Ltd.. "It is not possible to discriminate between legitimate certificates and invalid certificates and so all  certificates will have to be withdrawn without exception", one can read in their official statement and  read further: "BINDT will allow candidates up to two months to retake the full initial examination before  their certification is formally withdrawn". The two month deadline was increased on 23 June to six months.  BINDT published a list of names of more than 3000 names of affected PCN certifications holders.  (PCN=Personnel Certification in Non-Destructive Test