Avançar para o conteúdo principal

Ensaio por Partículas Magnéticas ou Magnetoscopia

É um ensaio não destrutivo utilizado para avaliar a conformidade de uma peça ou componente com um Critério de Aceitação de um Código, Norma ou Especificação definido. Resumindo, o seu objectivo é:
  1. Detecção e revelação da natureza das descontinuidades sem danificar o material;
  2. Separar materiais considerados aceitáveis dos inaceitáveis.

Recorre-se à indução de campos magnéticos na peça ou componente a ensaiar e a partículas ferromagnéticas extremamente pequenas (através de meio seco ou húmido) para em conjunto detectar imperfeições superficiais e sub-superficiais (até 6mm de profundiddade). As peças ou componentes tem, obrigatoriamente, de ser permeáveis aos campos magnéticos.

A Magnetoscopia ou Partículas Magnéticas utiliza as linhas de força com origem no campo magnético para movimentar as particulas que, sempre que no seu caminho encontram uma indicação (um campo de fuga), aglomeram-se me torno dela "desenhando" o seu formato na superfície sujeita ao campo magnético.

Existe uma variedade grande de equipamentos, uns para utilização geral e outros para aplicações específicas. Os mais utilizados chamam-se yokes e podem utilizar corrente AC e DC. As partículas secas tem uma gama de temperaturas de aplicação muito maior que as húmidas convencionais que estão limitadas ao intervalo entre 5ºC a 50ºC. As secas chegam a temperaturas de 350ºC.

É um ensaio de fácil aplicação e onde a preparação de superfície não é crítica como em outros ensaios.

Tem um campo de aplicação vasto, da estrutura e tubagem mais básica a componentes para o sector Nuclear. Respeita os pressupostos das certificações e qualificações definidos para técnicos e, em alguns casos, Instituições de Ensaios não Destrutivos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Votos de um 2019 Extraordinário! Algo que nos obriga a reflectir... NDT International / BINDT - The Forum discusses the revoking of  thousands of PCN certifications At the beginning of June 2017 BINDT (British Institute of Non-Destructive  Testing) published that they have uncovered a very widespread and systemic  breach of ethics and serious malpractice in the case of NDT International PTE  Ltd.. "It is not possible to discriminate between legitimate certificates and invalid certificates and so all  certificates will have to be withdrawn without exception", one can read in their official statement and  read further: "BINDT will allow candidates up to two months to retake the full initial examination before  their certification is formally withdrawn". The two month deadline was increased on 23 June to six months.  BINDT published a list of names of more than 3000 names of affected PCN certifications holders.  (PCN=Personnel Certification in Non-Destructive Test

Magnetoscopia vs Líquidos Penetrantes

Desde que a Qualend começou a laborar, tem havido um obstáculo díficil de ultrapassar com nossos Clientes, a preferência pelos Líquidos Penetrantes em detrimento da Magnetoscopia. Na realidade, a literatura da especialidade diz claramente que o ensaio por Líquidos Penetrantes tem uma sensibilidade elevada. No entanto, nunca estabelece uma comparação entre os dois métodos. Desde sempre, o Cliente quer ser bem servido pagando o menos possível. Podendo ser este um dos pontos que os leva a optar pelos Líquidos Penetrantes, em minha opinião mal. Posto isto, em termos comparativos temos: Ambos os ensaios exigem um conjunto de consumíveis. No caso dos Líquidos Penetrantes, temos o líquido penetrante, o revelador e o líquido de limpeza. A Magnetoscopia tem a laca de contraste, o líquido magnético e o líquido de limpeza. Os requisitos de limpeza são semelhantes, isto é, as superfícies a ensaiar deverão estar isentas de oxidação, óleos, gordura, salpicos de soldadura, marcas de maquinagem, sujid