Avançar para o conteúdo principal

Magnetoscopia vs Líquidos Penetrantes


Desde que a Qualend começou a laborar, tem havido um obstáculo díficil de ultrapassar com nossos Clientes, a preferência pelos Líquidos Penetrantes em detrimento da Magnetoscopia.
Na realidade, a literatura da especialidade diz claramente que o ensaio por Líquidos Penetrantes tem uma sensibilidade elevada. No entanto, nunca estabelece uma comparação entre os dois métodos.
Desde sempre, o Cliente quer ser bem servido pagando o menos possível. Podendo ser este um dos pontos que os leva a optar pelos Líquidos Penetrantes, em minha opinião mal.
Posto isto, em termos comparativos temos:
  • Ambos os ensaios exigem um conjunto de consumíveis. No caso dos Líquidos Penetrantes, temos o líquido penetrante, o revelador e o líquido de limpeza. A Magnetoscopia tem a laca de contraste, o líquido magnético e o líquido de limpeza.
  • Os requisitos de limpeza são semelhantes, isto é, as superfícies a ensaiar deverão estar isentas de oxidação, óleos, gordura, salpicos de soldadura, marcas de maquinagem, sujidade, tinta e todos os corpos estranhos que possam afectar a sensibilidade do ensaio.
  • A Magnetoscopia, ao contrário dos Líquidos Penetrantes, necessita de equipamento para efectuar o ensaio. No entanto, a "velocidade de ensaio" é superior pois para os Líquidos Penetrantes é necessário cumprir certos requisitos temporais definidos em Códigos, Normas e Especificações do Fabricante.
  • Outra condicionante relativa à utilização de equipamento na Magnetoscopia deve-se ao espaço físico disponível para o ensaio. A utilização de equipamento de magnetoscopia agrava a situação.
  • O campo de aplicação dos Líquidos Penetrantes é mais amplo, pois a Magnetoscopia está limitada aos materiais magnéticos.
  • Outra das limitações da Magnetoscopia é a questão da electricidade. No entanto, este problema é ultrapassado com a utilização de imans permanentes, sendo que a utilização deste tipo de equipamentos está dependente da aceitação do Cliente.
  • Por outro lado, a Magnetoscopia oferece a possibilidade de detecção de indicações sub-superficiais, ao contrário dos Líquidos Penetrantes que só detectam indicações abertas à superfície.
  • Uma vantagem interessante da Magnetoscopia é a possibilidade de ensaiar peças de geometria complicada. Com Líquidos Penetrantes também é possível, mas o tempo de ensaio é incomparável.
  • A questão da remoção do excesso do penetrante também levanta algumas dúvidas. Uma limpeza exaustiva poderá remover por completo o penetrante de indicações de profundidade reduzida, eliminando assim indicações que de acordo com o critério de aceitação poderiam ser consideradas inaceitáveis.

Pessoalmente, a utilização dos Líquidos Penetrantes só se torna competitivo com a Magnetoscopia se as superfícies de ensaio estiverem polidas de modo a facilitar a remoção do excesso de penetrante. Caso contrário, só devem ser aplicados a materiais não magnéticos como é o caso dos Aços Inoxidáveis, sendo que neste caso o acabamento das soldaduras e material de base é normalmente muito boa.

Tive uma experiência interessante que poderá ilustrar uma das razões pela qual, em minha opinião, alguns Clientes preferem o ensaio por Líquidos Penetrantes . Quando estava a trabalhar para um dos meus Clientes pediram-me para fazer magnetoscopia ao interior do corpo de uma válvula que já tinha dado problemas. Apliquei a laca de contraste, posicionei o yoke e apliquei as partículas. Assim que o campo magnético se formou surgiram um conjunto de indicações do tipo fissura na zona do chanfro. Informei o meu Cliente entrou contacto com o seu Fornecedor. Após uma breve discussão acordaram que se o ensaio por líquidos penetrantes não detecta-se nada a válvula era aceite. A válvula foi aceite como estava. A magnetoscopia detectou indicações sub-superficiais que segundo o Código aplicável eram inaceitáveis. Para bom entendedor meia palavra basta.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Ensaio por Partículas Magnéticas ou Magnetoscopia

É um ensaio não destrutivo utilizado para avaliar a conformidade de uma peça ou componente com um Critério de Aceitação de um Código, Norma ou Especificação definido. Resumindo, o seu objectivo é: Detecção e revelação da natureza das descontinuidades sem danificar o material; Separar materiais considerados aceitáveis dos inaceitáveis. Recorre-se à indução de campos magnéticos na peça ou componente a ensaiar e a partículas ferromagnéticas extremamente pequenas (através de meio seco ou húmido) para em conjunto detectar imperfeições superficiais e sub-superficiais (até 6mm de profundiddade). As peças ou componentes tem, obrigatoriamente, de ser permeáveis aos campos magnéticos. A Magnetoscopia ou Partículas Magnéticas utiliza as linhas de força com origem no campo magnético para movimentar as particulas que, sempre que no seu caminho encontram uma indicação (um campo de fuga), aglomeram-se me torno dela "desenhando" o seu formato na superfície sujeita ao campo magnético. Existe
Votos de um 2019 Extraordinário! Algo que nos obriga a reflectir... NDT International / BINDT - The Forum discusses the revoking of  thousands of PCN certifications At the beginning of June 2017 BINDT (British Institute of Non-Destructive  Testing) published that they have uncovered a very widespread and systemic  breach of ethics and serious malpractice in the case of NDT International PTE  Ltd.. "It is not possible to discriminate between legitimate certificates and invalid certificates and so all  certificates will have to be withdrawn without exception", one can read in their official statement and  read further: "BINDT will allow candidates up to two months to retake the full initial examination before  their certification is formally withdrawn". The two month deadline was increased on 23 June to six months.  BINDT published a list of names of more than 3000 names of affected PCN certifications holders.  (PCN=Personnel Certification in Non-Destructive Test